Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/405
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RODRIGUES, LUCAS DORNELAS | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T17:51:34Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T17:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-30 | - |
dc.identifier.citation | A expansão da internet e suas tecnologias favoreceram a evolução do ensino a distância, pois o surgimento de softwares de suporte a modalidade possibilitou que a mesma pudesse oferecer cursos com qualidade equiparada a de ensinos de modalidade presencial, destacando-se pela sua flexibilidade de horários, possibilitado que o próprio aluno crie sua rotina de estudos. Neste contexto surge o MOODLE, um ambiente de ensino aprendizagem conhecido a nível mundial e utilizado por diversas universidades e de versão gratuita, ou seja, sem custos de adesão para as instituições que optam por trabalhar com a plataforma. Recentemente a plataforma disponibilizou também sua versão mobile, que pode ser facilmente instalada nos dispositivos eletrônicos, tais como celulares, tablete entre outros, possibilitando que os alunos tenham acesso a todo conteúdo do curso, ora disponibilizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), agora disponível no próprio dispositivo eletrônico. A usabilidade do ambiente virtual do MOODLE já foi pesquisada e validada por diversas pesquisas e comprovadas sua eficiência através de métricas conhecidas, mas para o ambiente mobile da aplicação não existem tantas pesquisas que pudessem mensurar a usabilidade da aplicação. Neste sentido, esta pesquisa veio proporcionar a validação da usabilidade da aplicação MOODLE mobile, baseados nas oito heurísticas de Bertini et Al.( 2009 ), que foram extraídas e adaptadas para dispositivos mobile das 10 heurísticas de Nielsen (1993), que assimilam a boa usabilidade de uma aplicação com aspectos e critérios que impactam diretamente a satisfações dos usuários que utilizam a aplicação. Palavras chaves: Usabilidade, mobile, software e heurísticas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/405 | - |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA PLATAFORMA DE ENSINO MOODLE PARA DISPOSITIVOS MOBILE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Apresentação.pdf | 640.82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
TCC MOODLE MOBILE.pdf | 3.35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Termo de responsabilidade e autencidade do tcc e termo de autorização do uso.jpg | 3.17 MB | JPEG | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.