Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/405
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, LUCAS DORNELAS-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:51:34Z-
dc.date.available2019-05-13T17:51:34Z-
dc.date.issued2017-12-30-
dc.identifier.citationA expansão da internet e suas tecnologias favoreceram a evolução do ensino a distância, pois o surgimento de softwares de suporte a modalidade possibilitou que a mesma pudesse oferecer cursos com qualidade equiparada a de ensinos de modalidade presencial, destacando-se pela sua flexibilidade de horários, possibilitado que o próprio aluno crie sua rotina de estudos. Neste contexto surge o MOODLE, um ambiente de ensino aprendizagem conhecido a nível mundial e utilizado por diversas universidades e de versão gratuita, ou seja, sem custos de adesão para as instituições que optam por trabalhar com a plataforma. Recentemente a plataforma disponibilizou também sua versão mobile, que pode ser facilmente instalada nos dispositivos eletrônicos, tais como celulares, tablete entre outros, possibilitando que os alunos tenham acesso a todo conteúdo do curso, ora disponibilizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), agora disponível no próprio dispositivo eletrônico. A usabilidade do ambiente virtual do MOODLE já foi pesquisada e validada por diversas pesquisas e comprovadas sua eficiência através de métricas conhecidas, mas para o ambiente mobile da aplicação não existem tantas pesquisas que pudessem mensurar a usabilidade da aplicação. Neste sentido, esta pesquisa veio proporcionar a validação da usabilidade da aplicação MOODLE mobile, baseados nas oito heurísticas de Bertini et Al.( 2009 ), que foram extraídas e adaptadas para dispositivos mobile das 10 heurísticas de Nielsen (1993), que assimilam a boa usabilidade de uma aplicação com aspectos e critérios que impactam diretamente a satisfações dos usuários que utilizam a aplicação. Palavras chaves: Usabilidade, mobile, software e heurísticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/405-
dc.language.isootherpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA PLATAFORMA DE ENSINO MOODLE PARA DISPOSITIVOS MOBILEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Apresentação.pdf640.82 kBAdobe PDFVer/Abrir
TCC MOODLE MOBILE.pdf3.35 MBAdobe PDFVer/Abrir
Termo de responsabilidade e autencidade do tcc e termo de autorização do uso.jpg3.17 MBJPEGVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.