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Título: ESTUDO DO FATOR HUMANO COMO VULNERABILIDADE PARA A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO FACEBOOK
Autores: SILVA, GRACE KELLY DA
Data: 30-Dez-2017
Citação: Este trabalho descreve os conceitos básicos relacionados à análise de redes sociais e a identificação de emoções em texto, contextualizando-os como ferramenta para engenharia social e Segurança da Informação. Considerando que, as emoções desempenham papel fundamental na comunicação e socialização humana interferindo nas relações interpessoais, e as redes sociais digitais passaram a fazer parte da vida das pessoas, tornando-se um local onde elas poderiam compartilhar informações e se expressar. E que devido ao grande número de usuários que as compõem, as redes sociais digitais, tornaram-se alvos de usuários mal-intencionados, os quais fazendo uso das técnicas de engenharia social buscam identificar e explorar usuários vulneráveis. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a vulnerabilidade do fator humano nas redes sociais, identificando emoções básicas nos textos postados no Facebook, e como essas informações podem servir como base para ataques de engenharia social. Esta monografia apresenta algumas técnicas utilizadas para mineração de informação em textos com o intuito de identificar emoções em textos, embora não tenha sido utilizada uma ferramenta específica para esse fim. A metodologia adotada foi a de criar dois perfis no Facebook, enviar solicitações de amizade, analisar o nível de exposição de cada usuário que aceitou o convite, criar uma base textual com o conteúdo gerado pelo Netvizz. Identificar as emoções contidas nos textos baseando-se em características linguísticas e afetivas, por intermédio dos léxicos ANEW-BR e LIWC, bem como a representatividade das palavras no texto baseando-se em sua frequência (TF-IDF). Por último, desenvolver e aplicar uma técnica de phishing. O resultado do experimento, fazendo uso de características linguísticas e afetivas, por intermédio de léxicos, apresentaram valores de saída fortemente correlacionados às emoções básicas, mostrando assim, que as publicações dos usuários podem ser fontes de dados significativos para engenheiros sociais, uma vez que estes utilizam aspectos emocionais para elaborar estratégias que possam persuadir seus alvos a obedecê-los. Palavras-chave: Engenharia Social, Fator humano, Emoções básicas, Rede Social, Segurança da Informação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/406
Aparece nas colecções:ENGENHARIA ELÉTRICA

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