Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4101
Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUES NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DA CIDADE DE TEÓFILO OTONI - MG.
Autores: GUEDES, ÉRIKA DE JESUS
Gonçalves, Prof. Marília Rodrigues
Palavras-chave: Gestão de estoques; comércio varejista; aplicabilidade.
Data: 19-Nov-2016
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Área de Concentração: Contabilidade de Custos
Resumo: A presente Monografia de Conclusão de Curso intitulada “Análise da utilização da gestão de estoques nas micro e pequenas empresas do comércio varejista da cidade de Teófilo Otoni - MG.”, é uma pesquisa que tem como área de concentração a Contabilidade de custos e principal objetivo análise do grau de conhecimento e forma de aplicação em relação à Gestão de Estoque por parte dos gestores das micro e pequenas empresas do comércio varejista da cidade de Teófilo-otoni. Seus objetivos específicos foram: Destacar a importância da Gestão de Estoques; Identificar se as empresas possuem controle de estoque e quais as ferramentas utilizadas, caso ocorram; Identificar se existe a perda de mercadoria em estoques nas empresas; Apurar quais são as maiores dificuldades encontradas em relação ao gerenciamento de estoques; Conhecer o método de avaliação de estoques utilizados pelas empresas; Verificar se existe a utilização de ferramentas da Gestão de Estoques para tomada de decisão. Para atingir os objetivos utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica, mostrando conceitos e buscando o entendimento do problema. Ainda foi realizada uma pesquisa de campo para validar as hipóteses pertinentes. Para validação das mesmas, fez-se um levantamento junto aos gestores das empresas atuantes no comércio varejista da cidade de Teófilo Otoni – MG, aplicando o questionário junto ao empresariado local como utensílio de coleta de dados. A partir das informações coletadas deduziu-se que os gestores das empresas do comércio varejista possuem conhecimento de grau médio em relação a gestão de estoques, sendo que a pesquisa constatou que eles tem a capacidade de identificarem os conceitos relacionados a gestão de estoques porém não aplicam de forma totalmente eficaz. Não sendo totalmente capazes de evitarem as perdas de materiais estocados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4101
Aparece nas colecções:GERENCIAIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf1.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.