Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4131
Título: ESTUDO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE COMO TREINAMENTO E AUXÍLIO PARA OS ESTUDANTES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA IES DOCTUM TEÓFILO OTONI-(MG) NOS EXAMES DO ENADE
Autores: GOMES, JOÃO MARCOS
MACHADO, JOCIMAR DE PAULA
Eliote., Orientadora: Prof. Yvssa Carneiro Desmots
Palavras-chave: Plataforma Moodle; ENADE; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Banco de Dados.
Data: 21-Nov-2017
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni-MG, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação. Área de Concentração: Programação Web.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso abordará sobre o ambiente virtual de ensino como instrumento de apoio ao ensino presencial e a distância através da implantação da Plataforma Moodle como treinamento e auxílio para os estudantes de sistemas de informação da IES Doctum Teófilo Otoni-(MG) nos exames do ENADE. A escolha do assunto deu-se principalmente pelo fato do Moodle ser uma plataforma que facilita a criação de um ambiente educacional baseado na web e por um sistema aberto em que todos os usuários têm acesso ao código fonte de utilização livre e gratuita. Entretanto, o Moodle possui as características de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e uma série de atributos que o destaca entre as demais ferramentas que poderiam ser utilizadas para o objetivo proposto no estudo. O Objetivo do estudo é verificar a viabilidade da implantação de um treinamento através da plataforma Moodle, para preparação e melhoria do desempenho dos discentes do curso de Sistemas de Informação no ENADE. O objeto de estudo é estruturar um treinamento através da plataforma Moodle, visando qualificar os discentes do curso de Sistemas de Informação para um melhor desempenho em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como às habilidades e competências para a atualização permanente aos conhecimentos exigidos no ENADE. Os resultados esperados é melhorar o desempenho dos estudantes do curso de Sistemas de Informação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como às habilidades e competências para a atualização permanente aos conhecimentos exigidos no ENADE. O resultado alcançado foi o desenvolvimento de uma plataforma que através do Moodle, será utilizada para efetuar o treinamento com conteúdos e questões já aplicadas no ENADE. Portanto, composto por várias ferramentas colaborativas para a formação da aprendizagem coletiva, o ambiente Moodle mostrou-se bastante funcionalidade com base nos formatos das questões a serem realizadas no simulado, podendo proporcionar melhorias significativas na educação e no ensino aos discentes do curso de Sistemas de Informação, mas também outras áreas que exigem tal exame.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4131
Aparece nas colecções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Arquivo TCC.pdf1.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.