Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4149
Título: ESTUDO DA APLICABILIDADE DAS ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO EM EDIFÍCIO COMERCIAL DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS EM TEÓFOLO OTONI - MG
Autores: GOMES, ALEX DE OLIVEIRA
COSTA, AMANDA MARTINS
FRANCA, ARLINDO FILHO PEREIRA
Dutra, Orientador: Prof. MSc Glaucimar
Palavras-chave: Estrutura de aço. Estrutura mista de aço e concreto. Lajes Steel Deck. Vigas mistas. Pilares mistos. Consumo de aço. Consumo de concreto.
Data: 9-Jul-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de Concentração: Estrutura de Aço e Concreto.
Resumo: Este trabalho aborda a aplicação da estrutura mista de aço e concreto, em um edifício comercial de múltiplos pavimentos com estrutura de aço, existente na cidade de Teófilo Otoni - MG. Através da locação dos elementos estruturais, do pré-dimensionamento das lajes Steel Deck, vigas mistas e pilares mistos, foi feito um estudo comparativo no qual são comtemplados aspectos como dimensões da seção transversal, consumo de aço, consumo de concreto. Os resultados comparativos apontam que a utilização de pilares mistos totalmente revestido leva a substancial redução do consumo de aço, mas não a redução do peso total da estrutura, para as estruturas mistas de aço e concreto quando comparadas com a estrutura de aço. Recomenda a realização do dimensionamento da estrutura, pois os valores obtidos nesse trabalho foram pré-dimensionados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4149
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC[10864] (2) (2).pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.