Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4182
Título: ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS APRESENTADAS EM UM CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR NA CIDADE DE CAMPANÁRIO MG.
Autores: MIRANDA, ANDRINE ALVES
ALVES, THIAGO FERNANDES
FERNANDES, VINICIUS SERAFIM
Freitas, Orientadora Profa. Vitória Irma Gonçalves de Faria
Palavras-chave: Patologias. Construção Civil. Medidas Corretivas.
Data: 12-Dez-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Construção Civil
Resumo: As manifestações patológicas comprometem a vida útil das construções e ocorrem na maioria das edificações com menor ou maior intensidade, variando a forma de manifestação e o período de seu surgimento, quando identificadas devem ser estudadas e tratadas imediatamente. Foram analisadas Trinta residências no conjunto habitacional popular Manoel Serafim Duarte na cidade de Campanário Minas Gerais sendo que em duas unidades foi possível identificar anomalias. Através de visitas in loco e checklist dispondo do uso fissurometro, ferramenta usada para identificar o tipo de patologia de acordo com sua espessura. As patologias encontradas foram classificadas de acordo com sua causa e mecanismos de formação. Identificamos que as patologias estão relacionadas ao processo construtivo, logo é fundamental que as construtoras adotem medidas adequadas de acompanhamento, criando mecanismo de autocontrole no canteiro de obras, evitando erros grosseiros na execução de suas construções. Após indagar anomalias encontradas no conjunto habitacional Manoel Serafim Duarte, medidas corretivas e preventivas dos problemas apresentados foram propostas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4182
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.