Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4204
Título: DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS CORPOS HÍDRICOS SITUADOS NO ENTORNO DO LIXÃO DA CIDADE DE TEÓFILO OTONI-MG E ESTUDO SOCIAL DE SUA CIRCUNVIZINHANÇA
Autores: PEREIRA, ANDREZA APARECIDA RIBEIRO
OLIVEIRA, FREDERICO BARBOSA DE
SILVA, LILIANE GUALBERTO
Carvalho, Nínive Bastos Oliveira
Palavras-chave: Educação Ambiental. Lixão. Análises físico-químicas. Análises Microbiológicas. Análise Socioambiental.
Data: 5-Dez-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Resumo: Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são um problema que afeta todo país. O município de Teófilo Otoni é o mais representativo com disposição final em lixão, com 119.162 habitantes em 2017, o município produz por ano cerca de 82.794 toneladas de lixo. A situação da disposição inadequada do lixo em Teófilo Otoni se torna ainda mais agravante pelo fato da existência de comunidades e cursos d’água muito próximos ao local. Dado o exposto, o projeto tem como finalidade analisar a qualidade físico-química e microbiológica da água da área ao entorno do lixão e sua relação socioambiental com a população que ali reside. Foram analisados os Parâmetros físico-químicos pH, Oxigênio dissolvido e temperatura. O procedimento utilizado para análise da qualidade microbiológica da água é através da determinação de Número Mais Provável (NMP). Para o levantamento social da comunidade do entorno foi aplicado um questionário. Como proposta de melhoria na qualidade da água foi desenvolvido e apresentado o sistema simplificado de tratamento de água utilizando as sementes da Moringa oleífera e o sistema simplificado de tratamento de água utilizando filtro lento de areia. Ao longo de mais de vinte anos de existência do lixão da cidade de Teófilo Otoni, observou-se que os impactos ocasionados pela disposição inadequada de resíduos vão além dos aspectos ambientais, visto que há famílias que residem no entorno lixão e essas utilizam dos recursos naturais disponíveis em seu cotidiano, tanto para consumo como para irrigação e necessidades básicas. Os resultados obtidos apresentaram potabilidade da água do ponto de vista físico-químico, pois os parâmetros analisados se enquadram dentro dos padrões estabelecidos pelo CONAMA. No entanto as análises microbiológicas apontaram que pode haver contaminação do corpo hídrico, devido a presença de coliformes totais (Escherichia coli) e de coliformes termotolerantes, indicando a presença de contaminação fecal e micro-organismos patogênicos. Como os resultados direcionaram para uma possível contaminação da água que a comunidade local utiliza, faz-se necessário uma ampliação da proposta de educação ambiental iniciada neste projeto, uma vez que existe uma tendência de adensamento populacional no local.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4204
Aparece nas colecções:ENGENHARIAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC II_Liliane Gualberto.pdf3.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.