Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4281
Título: A ESTRUTURAÇÃO DO RACISMO DO BRASIL E AS POSSÍVEIS INFLUENCIAS DA SUA MANUTENÇÃO:UMA REFLEXÃO PSICOSSOCIAL
Autores: GONÇALVES, ALEXSANDRO VIEIRA
SANTOS, JUCIMAR DIAS DOS
Neumann, PROF:NEUSLETE ESTEVES DOS SANTOS
Palavras-chave: A ESTRUTURAÇÃO DO RACISMO DO BRASIL E AS POSSÍVEIS INFLUENCIAS DA SUA MANUTENÇÃO:UMA REFLEXÃO PSICOSSOCIAL
Data: 6-Dez-2019
Citação: Quando os portugueses chegaram ao Brasil, se depararam com a dificuldade de escravizar as tribos nativas, que faziam rebeliões, fugiam e queimavam engenhos e máquinas, o que resultava em prejuízo e mortes de ambos os lados (TRAJANO, 2018). Portanto, foi necessária a utilização da mão de obra negra barata e em abundância para gerar lucro e desbravar a nova colônia. À medida que os engenhos cresciam, mais navios negreiros aportavam no país. Essa mão de obra também foi predominante nos anos seguintes, principalmente, no comércio de cana de açúcar, café e ouro. Durante a expansão marítima no século XV, a Europa era uma potência mundial, enquanto a África, sua colônia, era explorada. Nesse cenário, as etnias colonizadas eram vistas como inferiores e, por conseguinte, a população negra era tida como mão de obra e produto, perdendo sua característica de pessoa (PINTO, 2014). A escravidão, porém, existia na África mesmo antes da chegada dos portugueses, pois muitas tribos vencedoras escravizavam as perdedoras, que eram vendidas ou trocadas por mercadorias portuguesas, o que reforçava o comércio da população negra (TRAJANO, 2018).
Resumo: O presente trabalho buscou compreender ao logo da historia o processo em que se desenvolveu a estruturação do racismo no Brasil e as possíveis influencias psicossociais de sua manutenção, para isso foi necessário observar a sociedade brasileira e como ela manteve em um longo ciclo o sistema de estratificação econômica e simbólica, um pais em que se prega democracia racial mas se verificam desigualdades materiais e simbólicas tão nítidas e cruéis, é possível constatar indícios de descriminação correspondentes a determinados sujeitos em torno de critérios raciais, podemos observar ao longo da história que o passado escravagista trouxe rótulos ao repertorio de identidade e papéis sociais que imperam até os dias atuais ,que trazem dor e sofrimento a uma população que é marginalizada, excluída, desclassificada e vista como inferior ao longo dos tempos, por isso é de relevância investigar e entender os pilares do racismo no brasil em uma perspectiva psicossocial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4281
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1574828859750_TCC RETA FINAL ...ALEX.pdf279.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.