Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4370
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MOUTINHO, ERICA COSTA | - |
dc.contributor.author | Tavares., orientado pelo Prof. MSc Philippe Drumond Vilas Boas | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T18:52:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-24T18:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.citation | Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4370 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de causas genéticas e crônico com prevalência na infância que acompanha o indivíduo por toda vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas no ambiente escolar na contemporaneidade. Desta forma, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo é investigar as relações entre o diagnóstico de TDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Ainda que não tenham sido encontradas muitas indicações de como agir, a discussão acerca da temática interdisciplinar aos campos do conhecimento, em específico na Pedagogia e na Psicologia, orienta para que o educador esteja atento e seja perspicaz ao se deparar com dois grandes fenômenos da atualidade que são a medicalização da educação e a patologização da infância. É preciso ter um olhar crítico sobre esta situação e um olhar mais sensível sobre seus alunos, buscando sempre equiparar oportunidades, estruturar estratégias de ensino, por meio de atividades sistematizadas, oportunizando, assim, uma aprendizagem significativa, buscando sempre a autonomia dessas crianças, numa educação pautada na equidade e no desenvolvimento integral do aluno. | pt_BR |
dc.subject | Educação. Professor. Patologização da Infância. Medicalização. Estratégias de Ensino | pt_BR |
dc.title | TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11-12 TCC - Artigo TDAH - Pedagogia.pdf | 242.54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.