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http://hdl.handle.net/123456789/43
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CUNHA, DIANA DOS SANTOS | - |
dc.contributor.author | PUFFAL, HELEN DAYANE | - |
dc.contributor.author | LENZI, LEIDYANE DE OLIVEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T19:47:15Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T19:47:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, Curso de Pedagogia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/43 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas de leitura desenvolvidas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidade de Serra(ES), tanto quanto as famílias e cidadãos residentes no município mencionado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que assume as contribuições de autores como Freire, Moraes e Zilberman. Sua metodologia, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas, foi organizada em três momentos: investigação contando com a participação de professoras e pedagogas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; investigação contando com a participação das famílias de estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental; investigação contando com a participação de pessoas adultas. No primeiro, procuramos identificar as práticas de leitura no âmbito escolar, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio e, nesse momento, o estudo lançou mão de entrevistas que foram realizadas com professoras e pedagogas de três instituições de ensino. No segundo, as famílias das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental foram abordadas, por meio da aplicação de questionários, com objetivo de compreender de que modo elas praticam a leitura para as suas crianças. No terceiro momento, buscamos conhecer a percepção de diversos cidadãos, nas ruas da cidade de Serra(ES), por meio da aplicação de questionários com perguntas abertas, acerca do lugar da leitura em suas vidas: da infância à vida adulta. O estudo conclui que nas escolas, tanto de Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio, a leitura é praticada por mais vezes. Entretanto, na Educação Infantil se tem a sensação de que a leitura é voltada e assumida para o prazer de ler, enquanto no Ensino Fundamental e Médio ela passa, em algumas vezes, ser associada à obrigatoriedade escolar. A prática da leitura pelas famílias, com e para as suas crianças, ainda é muito tímida e precisa ser potencializada. Os adultos, apesar de reconhecerem a importância da leitura em suas vidas, assumem que dedicam pouco tempo a ela. Por fim, evidenciamos, com esta investigação, que a fragilidade de uma base literária, associada à prática da leitura, interfere diretamente na formação de um sujeito menos crítico diante das complexidades que o mundo apresenta a partir de diversos assuntos, como a economia e a política, por exemplo. Logo, a formação do leitor precisa começar dentro de casa, ser potencializada na escola e, evidentemente, assumida pela vida afora. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Escola. Família. Formação. Leitura. Leitor. | en_US |
dc.title | A FORMAÇÃO DO LEITOR: AS PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA VIDA | en_US |
dc.type | Other | en_US |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A FORMAÇÃO DO LEITOR.PDF | 545.07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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