Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4481
Título: | O ENSINO E O ESPAÇO: A INTERFACE ENTRE A ARQUITETURA E A EDUCAÇÃO |
Autores: | PENA, LUÍSA ALFENAS |
Palavras-chave: | arquitetura escolar psicologia ambiental arquitetura sensorial educação |
Data: | 10-Dez-2021 |
Citação: | Professor Orientador: Jansen Lemos Faria |
Descrição: | Sendo o primeiro local em que as crianças têm um contato social, o ambiente escolar deve ser um lugar carregado de experiências positivas e afetivas. Nesse contexto, esta pesquisa concentra-se em desenvolver um arcabouço te órico sobre a relação da arquitetura escolar com a psicolo gia ambiental. Visto que a arquitetura escolar é uma tipo logia arquitetônica que tem como fundamento sua aten ção à qualidade de vida do aluno e seu processo de apren dizagem, torna-se essencial a resolução de aspectos ar quitetônicos desenvolvidos para o bem-estar, assim como o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo destes estu dantes. O presente trabalho explora de que forma a psico logia ambiental se relaciona com o ambiente de ensino e de que maneira ela pode se tornar aliada da produção do espaço escolar. Para tanto, utiliza-se de uma metodologia que analisa, a partir de percepções de crianças, aspectos arquitetônicos fundamentais para o desenvolvimento de uma arquitetura escolar de qualidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4481 |
Aparece nas colecções: | ARQUITETURA E URBANISMO |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFG2-21.2-APR-Luisa Alfenas Pena - Luisa Pena(1).pdf | 24.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
TFG1-21.1-ART-Luisa Alfenas Pena.pdf.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.