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Título: EDUCAÇÃO DOMICILIAR: REFLEXÕES (IM) PERTINENTES A PARTIR DE UM CASO
Autores: BASTOS, BÁRBARA QUEIROS
VIANNA, TAISY DA PENHA PANETTO
Palavras-chave: Homeschooling, Educação, Método de ensino.
Data: 10-Dez-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Cursosubmetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrªVasti Gonçalves de Paula
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo conhecer como se desenvolve o ensino domiciliar, a partir da análise de um caso; verificar como a legislação brasileira vem respondendo, por meio de decisões do Supremo Tribunal Federal, às demandas da educação domiciliar no Brasil e identificar as concepções que balizam a escolha e decisão das famílias pela educação domiciliar. O problema central do estudo parte do questionamento sobre como a legislação brasileira vem respondendo, por meio de decisões do Supremo Tribunal Federal, ás demandas da educação domiciliar no Brasil e quais são as principais razões para a defesa e as razões contrárias à liberação dessa possibilidade de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram do estudo duas famílias, por meio de questionários e entrevistas. Para o diálogo teórico utilizamos Vasconcelos (2015), Boudens (2002) e Barbosa (2016). Dentre os resultados da pesquisa concluímos que, embora muito bem organizadas as propostas de educação domiciliar observadas nos contextos das duas famílias, entendemos que elas precisam aguardar maior segurança jurídica, por parte do sistema nacional de educação. Ao mesmo tempo em que entendemos e respeitamos suas decisões pessoais, desejamos que a educação ofertada nas escolas regulares ofereçam maior segurança às famílias, sobretudo naquilo que elas mais apontam como motivos para retirar os filhos da escola.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/44
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

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