Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4563
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRUM, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.authorALMEIDA, Ruthe Souza de-
dc.contributor.authorSANTOS, Josiane Colen-
dc.date.accessioned2023-06-21T00:04:28Z-
dc.date.available2023-06-21T00:04:28Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4563-
dc.description.abstractNo ano de 2019, um novo vírus foi descoberto (SARS-CoV-2), popularmente denominado Coronavírus. Meses depois, no dia 11 de março de 2020, com o aumento do número de infectados e mortos em todo o mundo, foi reconhecida, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia da COVID-19. As instituições governamentais brasileiras, juntamente da OMS tomaram iniciativas para a prevenção contra o vírus. Dessa forma, recomendações como uso de máscara, higienização adequada das mãos, alimentos e superfícies, distanciamento social, isolamento social e até mesmo lockdown foram passadas para a população. A partir dessas medidas, áreas profissionais foram afetadas, dentre elas a odontologia, assim sendo o número de atendimentos odontológicos públicos em alguns municípios brasileiros diminuiu ou foi paralisado, visando evitar a disseminação do vírus. O artigo em questão tem como principal objetivo, avaliar os atendimentos odontológicos da APS no período pré e durante a pandemia nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 no Município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Os dados utilizados para este artigo foram coletados na plataforma do SISAB, são eles: tipos e quantidade de consultas e de procedimentos odontológicos. Após a análise dos dados, foi feita a comparação da quantidade de cada tipo de atendimento realizado nestes anos, a fim de verificar o impacto da pandemia da COVID-19 no ramo da Odontologia no município. Ao analisar os dados, é possível observar que no ano de 2018 foram realizadas, em sua totalidade, 5.555 consultas e apenas 1.159 procedimentos, em 2019 foram realizadas 6.565 consultas e apenas 2.351 procedimentos, no ano de 2020, foram realizadas 2.485 e somente 1.253 procedimentos, e em 2021, 4.358 consultas e 3.094 procedimentos. Conforme a análise dos dados foi possível verificar que houve discrepância nas informações disponibilizadas. O impacto foi maior em 2020, no auge da pandemia, esse resultado pode ser atribuído ao medo da população de contrair o vírus, principalmente pelo fato de que a maior via de transmissão do vírus é a saliva. No município de Teófilo Otoni, assim como em todo o estado, as atividades odontológicas foram restritas a urgências e emergências. Com esse estudo, pode-se observar que o serviço odontológico prestado pelo município de Teófilo Otoni e região já era precário antes do período de pandemia, já que dos 42 postos de saúde apenas 10 possuem equipe de saúde bucal. Os atendimentos realizados nos anos de 2018 e 2019 já eram poucos, comparados a quantidade de habitantes do município, como também, poucos são os procedimentos realizados. Observou-se a discrepância na quantidade de procedimentos realizados e de consultas totais, para qual não foi possível obter o real motivo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectAtendimentos Odontológicospt_BR
dc.subjectTeófilo Otonipt_BR
dc.titleIMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE TEÓFILO OTONI (MG)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:ODONTOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC. Beatriz e Ruthe art cient.pdf505.19 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.