Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4622
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ARCANJO, Lidiane Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T00:08:05Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T00:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
dc.identifier.citation | Apresentado à Instituto Ensinar Brasil Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni-UNIDOCTUM. Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para a obtenção título de Bacharel em Serviço Social. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4622 | - |
dc.description.abstract | A evasão escolar é um fenômeno social e educacional que ocorre em todo território brasileiro e constitui um desafio para as escolas. O Assistente Social é um profissional capacitado para intervir em problemas sociais identificando fatores sociais externos à realidade escolar. O objetivo geral deste estudo é analisar o papel do assistente social no âmbito educacional para combater a evasão escolar do Ensino Médio. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é uma pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa demonstram que A evasão escolar representa um desafio significativo para as escolas, os pais e o sistema educacional como um todo no Brasil. Essa questão preocupa as instituições de ensino, educadores, pais e familiares devido à falta de motivação dos alunos para se envolver no ambiente escolar, estudar, realizar pesquisas e apreciar o conteúdo fornecido pelos professores. Ao concluir este estudo é possível afirmar que no âmbito educacional o assistente social pode intervir para reduzir a evasão escolar no Ensino Médio por meio de ações de diálogo com a família, realizar encaminhamentos, desenvolver atitude crítica e reflexiva dos alunos e alunas sobre educação, trabalho e sociedade, desenvolver ações no âmbito das políticas afirmativas, realizar visitas sociofamiliar, participar de conselhos de classe, tendo em vista superar a lógica excludente e desumanizadora da sociedade capitalista que influencia o processo de escolarização de populações de vulnerabilidade social e econômica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Fracasso Escolar | pt_BR |
dc.subject | Questões sociais e econômicas | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DO ASSITENTE SOCIAL PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas colecções: | SERVIÇO SOCIAL |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIDIANE APARECIDA ARCANJO.pdf | 747.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.