Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4673
Título: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO BEM-ESTAR E NA SAÚDE MENTAL DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA POR SEUS PARCEIROS ÍNTIMOS
Autores: SOUSA, MALVINA MARIA DE
Palavras-chave: Violência doméstica
Saúde mental
Assistência Social
Data: 10-Dez-2023
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social da Rede de Ensino DOCTUM, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Área de Concentração: Serviço Social. Orientadora: Prof. Lorena Grilli.
Descrição: O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância dos cuidados e da promoção da saúde mental para mulheres vítimas de violência doméstica por seus parceiros íntimos. A metodologia utilizada tratou-se da pesquisa bibliográfica, caracterizada como a coleta e análise de obras que irão embasar teoricamente o estudo sobre determinado tema. Dessa forma, forma utilizadas obras tanto no formato físico, como livros, quanto disponíveis na internet, em bases de dados. Foi possível compreender que a violência doméstica consiste em um problema grave em nossa sociedade, apontando que a maioria das mulheres, ao sofrerem agressões, resolve se calar, por medo, por vergonha, por ameaças e para proteger os filhos. Dentro de uma sociedade patriarcal, a mulher ainda é vista como aquela que deve atender aos anseios de seu companheiro, atuando quase que exclusivamente dentro do espaço doméstico. Ao procurar ajuda em casos de agressão, a mulher deve ser acolhida de modo adequado, proporcionando um ambiente seguro para que ela se sinta à vontade e compreenda a necessidade de denunciar o agressor. É papel do assistente social realizar uma escuta empática, traçar mecanismos para proteção da mulher e propor programas voltados para essa realidade. O assistente social deve entender que a mulher, ao procurar ajuda, está fragilizada, com medo e susceptível a interferências externas, necessitando de cuidados e, por isso, precisa ser confortada e amparada, se sentindo segura para que o problema seja analisado e trabalhado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4673
Aparece nas colecções:SERVIÇO SOCIAL



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.