Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4704
Título: IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE TEÓFILO OTONI (MG)
Autores: Brum, Beatriz Oliveira
Almeida, Ruthe Souza de
Palavras-chave: COVID-19
Atendimentos Odontológicos
Teófilo Otoni
Data: 15-Dez-2023
Citação: Professora orientadora: JOSIANE COLEN SANTOS
Resumo: In the year 2019, a new virus was discovered (SARS-CoV-2), popularly called Coronavirus. Months later, on March 11, 2020, with the increase in the number of infected and dead people around the world, the World Health Organization (WHO) recognized the COVID-19 pandemic. The Brazilian governmental institutions with the WHO, have taken initiatives for the prevention against the virus. Thus, recommendations such as mask use, proper hand hygiene, food and surfaces, social distancing, social isolation, and even lockdown were passed on to the population. As a result of these measures, professional areas were affected, among them dentistry, and the number of public dentistry appointments in some Brazilian municipalities decreased or was paralyzed, in order to prevent the spread of the virus. The main objective of this article is to evaluate the dental care provided by PHC in the period before and during the pandemic period in 2018, 2019, 2020 and 2021 in the city of Teófilo Otoni, Minas Gerais. The data used for this work were collected in the SISAB platform, they are: types and quantity of dental consultations and dental procedures. After analyzing the data, a comparison was made of the quantity of each type of service performed in these years, in order to verify the impact of the COVID-19 pandemic on the branch of dentistry in the municipality. By analyzing the data, it is possible to observe that the year 2018 had 5,555 appointments and only 1,159 procedures were performed. In 2019, 6,565 appointments and only 2,351 procedures were performed, the year 2020 had, 2,485 appointments and only 1,253 procedures, and in 2021, 4,358 appointments and 3,094 procedures were performed. According to the data analysis it was possible to verify that there was a discrepancy in the information made available. The impact was greater in 2020, at the peak of the pandemic, this result can be attributed to the population's fear of contracting the virus, mainly due to the fact that the major route of virus transmission is through saliva. In the city of Teófilo Otoni, as in the entire state, dental activities were restricted to urgencies and emergencies. With this study, it can be observed that the dental service provided by the municipality of Teófilo Otoni and region was already precarious before the pandemic period, since of the 42 health posts only 10 have oral health team. The services provided in 2018 and 2019 were already low, compared to the number of inhabitants in the municipality, as well as the few procedures performed. It was observed the discrepancy in the number of procedures performed and total consultations, for which it was not possible to obtain the real reason.
Descrição: No ano de 2019, um novo vírus foi descoberto (SARS-CoV-2), popularmente denominado Coronavírus. Meses depois, no dia 11 de março de 2020, com o aumento do número de infectados e mortos em todo o mundo, foi reconhecida, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia da COVID-19. As instituições governamentais brasileiras, juntamente da OMS tomaram iniciativas para a prevenção contra o vírus. Dessa forma, recomendações como uso de máscara, higienização adequada das mãos, alimentos e superfícies, distanciamento social, isolamento social e até mesmo lockdown foram passadas para a população. A partir dessas medidas, áreas profissionais foram afetadas, dentre elas a odontologia, assim sendo o número de atendimentos odontológicos públicos em alguns municípios brasileiros diminuiu ou foi paralisado, visando evitar a disseminação do vírus. O artigo em questão tem como principal objetivo, avaliar os atendimentos odontológicos da APS no período pré e durante a pandemia nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 no Município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Os dados utilizados para este trabalho foram coletados na plataforma do SISAB, são eles: tipos e quantidade de consultas e de procedimentos odontológicos. Após a análise dos dados, foi feita a comparação da quantidade de cada tipo de atendimento realizado nestes anos, a fim de verificar o impacto da pandemia da COVID-19 no ramo da Odontologia no município. Ao analisar os dados, é possível observar que no ano de 2018 foram realizadas, em sua totalidade, 5.555 consultas e apenas 1.159 procedimentos, em 2019 foram realizadas 6.565 consultas e apenas 2.351 procedimentos, no ano de 2020, foram realizadas 2.485 e somente 1.253 procedimentos, e em 2021, 4.358 consultas e 3.094 procedimentos. Conforme a análise dos dados foi possível verificar que houve discrepância nas informações disponibilizadas. O impacto foi maior em 2020, no auge da pandemia, esse resultado pode ser atribuído ao medo da população de contrair o vírus, principalmente pelo fato de que a maior via de transmissão do vírus é a saliva. No município de Teófilo Otoni, assim como em todo o estado, as atividades odontológicas foram restritas a urgências e emergências. Com esse estudo, pode-se observar que o serviço odontológico prestado pelo município de Teófilo Otoni e região já era precário antes do período de pandemia, já que dos 42 postos de saúde apenas 10 possuem equipe de saúde bucal. Os atendimentos realizados nos anos de 2018 e 2019 já eram poucos, comparados a quantidade de habitantes do município, como também, poucos são os procedimentos realizados. Observou-se a discrepância na quantidade de procedimentos realizados e de consultas totais, para qual não foi possível obter o real motivo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4704
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