Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4755
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Emmeline Marques de Faria1, Emmeline Marques de Faria1 | - |
dc.contributor.author | Rosemary do Nascimento Gomes Nogueira2, Rosemary do Nascimento Gomes Nogueira2 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T11:08:34Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19T11:08:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4755 | - |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo estudar os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Para a realização deste trabalho a busca à literatura foi imprescindível. Saber o que os autores apontam com relação à temática sobre o desenvolvimento da criança e o processo da construção da aprendizagem oportunizou a construir a relação existente entre ensino aprendizagem e a ludicidade em favor do aprender. De acordo com os relatos históricos a Educação Infantil nasceu de um cunho assistencialista e apresentava seu olhar voltado apenas para o cuidar físico da criança, mas com o passar dos tempos houve uma mudança significativa em sua perspectiva e o cuidar ficou atrelado ao educar e hoje são indissociáveis. Sendo a escola uma instituição que tem como objetivo possibilitar ao educando a aquisição do conhecimento formal e propor o desenvolvimento dos processos do pensamento, o brincar na escola não é exatamente igual ao brincar em outras ocasiões, visto que a vida escolar é conduzida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes, também, na atividade da criança. Assim sendo, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade quando ocorrem na escola, pois são mediadas pelas normas institucionais. A utilização do brincar como recurso pedagógico tem sido muito utilizado pelos professores principalmente na Educação Infantil a fim deproduzir conhecimentos na vida cotidiana e acadêmica de seus alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 667.93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.