Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4755
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEmmeline Marques de Faria1, Emmeline Marques de Faria1-
dc.contributor.authorRosemary do Nascimento Gomes Nogueira2, Rosemary do Nascimento Gomes Nogueira2-
dc.date.accessioned2024-06-19T11:08:34Z-
dc.date.available2024-06-19T11:08:34Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.citationProfessora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4755-
dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo estudar os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Para a realização deste trabalho a busca à literatura foi imprescindível. Saber o que os autores apontam com relação à temática sobre o desenvolvimento da criança e o processo da construção da aprendizagem oportunizou a construir a relação existente entre ensino aprendizagem e a ludicidade em favor do aprender. De acordo com os relatos históricos a Educação Infantil nasceu de um cunho assistencialista e apresentava seu olhar voltado apenas para o cuidar físico da criança, mas com o passar dos tempos houve uma mudança significativa em sua perspectiva e o cuidar ficou atrelado ao educar e hoje são indissociáveis. Sendo a escola uma instituição que tem como objetivo possibilitar ao educando a aquisição do conhecimento formal e propor o desenvolvimento dos processos do pensamento, o brincar na escola não é exatamente igual ao brincar em outras ocasiões, visto que a vida escolar é conduzida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes, também, na atividade da criança. Assim sendo, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade quando ocorrem na escola, pois são mediadas pelas normas institucionais. A utilização do brincar como recurso pedagógico tem sido muito utilizado pelos professores principalmente na Educação Infantil a fim deproduzir conhecimentos na vida cotidiana e acadêmica de seus alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectjogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectensino aprendizagempt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf667.93 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.