Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4770
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Helisama Santos Sousa-
dc.date.accessioned2024-06-19T12:04:52Z-
dc.date.available2024-06-19T12:04:52Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.citationProfessora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4770-
dc.descriptionO presente trabalho de pesquisa, contém a temática Educação inclusiva no Brasil: como tem se constituído o processo de inclusão escolar, de crianças com necessidades específicas na educação básica no Brasil. No intuito de descrever, quais os desafios encontrados no processo de inclusão, referente ao aprendizado e desenvolvimento de crianças com necessidades especificas no ambiente escolar. Com o objetivo geral de apresentar os direitos garantidos pela legislação vigente as pessoas com deficiência, fazendo um resgate histórico dos pontos relevantes no processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil, descontruindo todo tipo de desvalorização e opressão relacionados a etnia, ao desempenho cognitivo, classe social e os desafios encontrados durante este trajeto no contexto escolar e na comunidade, discutindo as necessidades de adaptações curriculares para a Educação Inclusiva. Tendo em vista a necessidade de um maior aprofundamento acerca do objeto de estudo em questão, contemplando de maneira quantitativa, baseando no levantamento bibliográfico, leitura, entrevista, levantamento de dados e análise das obras de alguns autores a partir das informações obtidas, trazendo uma breve reflexão para a formação do profissional enquanto docente, entendendo que cada educando tem as suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade, que todos são especiais trazendo consigo suas limitações e dificuldades.pt_BR
dc.description.abstractThe present research work contains the theme Inclusive Education in Brazil: how the process of school inclusion of children with specific needs in basic education in Brazil has been constituted. In order to describe the challenges encountered in the inclusion process, regarding the learning and development of children with specific needs in the school environment. With the general objective of presenting the rights guaranteed by the current legislation to people with disabilities, making a historical rescue of the relevant points in the process of implementing Inclusive Education in Brazil, deconstructing all types of devaluation and oppression related to ethnicity, cognitive performance, class and the challenges encountered during this path in the school context and in the community, discussing the needs for curricular adaptations for Inclusive Education. Bearing in mind the need for greater depth about the object of study in question, contemplating it quantitatively, based on bibliographical survey, reading, interview, data collection,and analysis of the works of some authors from the information obtained, bringing a brief reflection to the professional training as a teacher, understanding that each student has their particularities and that they should be considered as diversity, that everyone is special, bringing with them their limitations and difficulties.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: COMO TEM SE CONSTITUÍDO O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASILpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA SEMI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCAO~1.PDF1.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.