Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4777
Título: | Pedagogia hospitalar |
Autores: | leite, Edilza Cabanez |
Palavras-chave: | Pedagogia Hospitalar Ensino |
Data: | 10-Dez-2022 |
Citação: | Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão |
Descrição: | Há algum tempo, crianças e adolescentes que estão impossibilitados de frequentar escolas regulares por motivos clínicos e pessoais não têm acesso à escola. Consta nos documentos oficiais do Ministério da Educação por meio de sua Secretaria de Educação Especial: Condições Clínicas que Exigem Educação em Sala de Aula Hospitalar ou Enfermagem Educacional Domiciliar Principalmente Dificuldade de Movimento; Imobilização Parcial ou Total; Implementação de Horários de Administração de Medicamentos; Efeitos colaterais; restrições dietéticas; procedimentos invasivos; local ou efeitos de dor sistêmica e desconforto geral de uma doença. As condições individuais que requerem educação em salas de aula hospitalares ou cuidados educativos domiciliares são principalmente repouso relativo ou absoluto; exigindo acamado ou exigindo uso constante de equipamentos de suporte à vida. O objetivo da pesquisa é analisar a pedagogia hospitalar. Tratou-se de revisão da literatura, baseando-se na busca de artigos publicados entres 2013 a 2022. As bases de dados utilizadas serão: SCIELO (Scientific Electronic Library Online); Google Acadêmico. Conclui-se que mesmo uma breve permanência, alguns dias ou algumas horas, em um ambiente de sala de aula hospitalar pode ser muito relevante para o processo de aprendizagem, desenvolvimento e aprendizagem de uma criança ou adolescente. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4777 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEDAGOGIA HOSPITALAR.pdf | 235.67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.