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http://hdl.handle.net/123456789/4779
Título: | TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: desafio do professor da educação básica no período pós pandemia |
Autores: | Inácio, Marcia do Espírito Santo Silva |
Palavras-chave: | Tecnologia Educação Pós Pandemia |
Data: | 10-Dez-2022 |
Citação: | Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão |
Resumo: | It is proposed in this study to investigate about technology, information and communication associated with the challenge of the basic education teacher in the post-pandemic period. The interest is justified in view of the fact that, when working in the public school in the return to face-to-face classes after a long period of social isolation imposed by the pandemic situation due to the coronavirus, it was possible to perceive how much the teacher needed to learn in order to be able to teach via technology most of the students, since social inequality became even more evident In this sense, the objective was to describe the contributions of technologies, information and communication (TICs) to basic education in the post-pandemic period and to understand what are the limiting and facilitating aspects of the teaching and learning process in the face of the pandemic and post-pandemic period. The methodological path followed the exploratory and descriptive bibliographical research model, which allowed inferring that one of the great challenges will be to overcome the psychosocial problems that affected everyone's mental and physical health, and another challenge is the process of overcoming of learning difficulties considering that access to technologies is still a problem of equity in Brazilian education, adding to this fact the situation of the quality of teaching and learning. Regarding the contributions of ICTs, it can be highlighted that they consist of valuable pedagogical strategies. Thus, the study consists of a possibility for reflection and research in the face of the consequences that the pandemic will leave in the educational area. |
Descrição: | Propõem-se neste estudo investigar acerca das tecnologias da informação e da comunicação associado ao desafio do professor da educação básica no período pós pandemia. Justifica-se o interesse tendo em vista que, ao atuar na escola pública, no retorno às aulas presenciais, após um logo período de isolamento social imposto pela situação de pandemia pelo coronavírus, foi possível perceber o quanto o professor precisou aprender para poder ensinar via tecnologia, boa parte dos estudantes, já que a desigualdade social ficou ainda mais evidente. Nesse sentido o objetivo foi descrever sobre as contribuições das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para a educação básica no período pós pandemia e compreender quais são os aspectos limitadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem frente ao período de pandemia e pós pandemia. O percurso metodológico seguiu o modelo de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, o que permitiu inferir que um dos grandes desafios será o de superar os problemas psicossociais que abalou a saúde mental e física de todos, e um outro desafio é o processo de superação das dificuldades de aprendizagem, considerando que o acesso às tecnologias ainda é um problema de equidade na educação brasileira, aliando a esse fato a situação da qualidade do ensino e da aprendizagem. Sobre as contribuições das TICs, pode-se destacar que consistem em valiosas estratégias pedagógicas. Assim, o estudo consiste numa possibilidade para reflexão e pesquisas frente às consequências que a pandemia deixou na área educacional. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4779 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
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