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http://hdl.handle.net/123456789/4947
Título: | TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS |
Autores: | MOUTINHO, ERICA COSTA |
Palavras-chave: | Educação. Professor Patologização da Infância Medicalização Estratégias de Ensino |
Data: | 11-Dez-2018 |
Citação: | Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pelo Prof. MSc Philippe Drumond Vilas Boas Tavares. |
Descrição: | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de causas genéticas e crônico com prevalência na infância que acompanha o indivíduo por toda vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas no ambiente escolar na contemporaneidade. Desta forma, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo é investigar as relações entre o diagnóstico de TDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Ainda que não tenham sido encontradas muitas indicações de como agir, a discussão acerca da temática interdisciplinar aos campos do conhecimento, em específico na Pedagogia e na Psicologia, orienta para que o educador esteja atento e seja perspicaz ao se deparar com dois grandes fenômenos da atualidade que são a medicalização da educação e a patologização da infância. É preciso ter um olhar crítico sobre esta situação e um olhar mais sensível sobre seus alunos, buscando sempre equiparar oportunidades, estruturar estratégias de ensino, por meio de atividades sistematizadas, oportunizando, assim, uma aprendizagem significativa, buscando sempre a autonomia dessas crianças, numa educação pautada na equidade e no desenvolvimento integral do aluno. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4947 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
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