Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4949
Título: O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATUAREM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TEÓFILO OTONI - MG COMO PROFESSORES DE APOIO
Autores: GRAÇAS, GISELE DAS
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Professor de Apoio
Estagiário
Data: 12-Dez-2018
Citação: Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pelo Profª. MSc Layla Júlia Gomes Mattos.
Descrição: Este trabalho teve por objetivo discutir o processo seletivo de estagiários contratados para atuarem como professores de apoio no município de Teófilo Otoni – MG. Esta pesquisa é qualitativa, e para efeito de produção e análise dos dados foram estudados: um edital de contratação dos estagiários no município; a resolução estadual para contratação de professor de apoio; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os resultados evidenciaram que não fica claro no processo de contratação dos estagiários, qual a função que irão exercer em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais, mas, na prática, assumem o trabalho que deveria ser desenvolvido por um professor habilitado para atender as crianças de forma adequada as suas demandas, como consta na resolução estadual e na LDB. Por dar oportunidade para alunos de Pedagogia e Educação Física, matriculados em qualquer período, exceto formandos, o edital desconsidera as especificidades do trabalho inclusivo e expõe os estagiários à sobrecarga de trabalho, precarizando o atendimento às crianças incluídas no ensino regular. Concluo que os estagiários deveriam ser orientados de forma efetiva por professores habilitados e, preferencialmente, em parceria entre escola e instituição formadora, sendo um momento formativo para o estudante. O tema Educação Especial e Inclusiva precisa estar presente ao longo de todo curso, dando visibilidade ao aluno público alvo desse processo, e naturalizando sua presença na sala de aula regular, prática que pode favorecer o trabalho dos futuros professores e facilitar as relações entre os regentes e os demais profissionais que apoiam seu trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4949
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GISELEDASGRAÇAS.pdf674.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.