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http://hdl.handle.net/123456789/4950
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS JÚNIOR, JAMIRIO FRANCINO DOS | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:57:25Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T17:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.citation | Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pela Profª. MSc. Maria Lúcia Viana do Prado. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4950 | - |
dc.description | O presente artigo tem como proposta dialogar sobre as possibilidades de avaliação da aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas regulares, tendo como foco de discussão os alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica. Objetiva-se através de uma revisão bibliográfica acerca da temática, suscitar os diálogos com linhas de trabalho que apontam para estratégias metodológicas de avaliar diferenciadas dinâmicas e contextualizadas, de acordo com os ritmos e condições de aprendizagem dos educandos, visando, assim, a disseminação de novas concepções avaliativas que rompam com o modelo tradicional de avaliar que tem se perpetuado na escola. Assim, após estas reflexões acerca desse processo avaliativo, tem-se como perspectiva a inserção de novos caminhos avaliativos de acordo com as necessidades educacionais especiais dos educandos. A partir das inferências elaboradas ao longo do desenvolvimento desde trabalho, percebe-se a necessidade de se estabelecer nos espaços escolares na perspectiva da educação especial estratégias avaliativas que compreendam o educando como sujeito aprendente e parte do processo de ensino aprendizagem, haja vista a oportunização do seu protagonismo e desenvolvimento de aspectos cognitivos que possam ser mediados através da instrumentalização de práticas avaliativas inovadoras para os educandos do 1º ao 5º ano da rede regular de ensino. A complexibilidade do ato avaliativo requer análises minuciosas acerca da sua realização, uma vez que seu sentido diagnóstico e qualitativo não pode ser desvinculado da sua ação no ambiente escolar, buscou-se com este trabalho resgatar essa concepção de uma avaliação formativa e mediadora para os alunos da Educação Especial nas redes regulares de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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