Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4951
Título: PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PESQUISAS
Autores: PEREIRA, LEIDIJANE APARECIDA ALMEIDA
ROCHA, ROBERTA MENDES DA
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação
Desenvolvimento Cognitivo
Data: 12-Dez-2018
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia Área de concentração; Educação Orientador: Prof. MSc. Philippe Drumond Vilas Boas Tavares.
Resumo: The theme of psychomotricity in children's education is defined as a science that analyzes the human being through the movements of the body, especially the child, in the field of Psychology, which, in turn, is responsible for explaining the motor and psychic functions of the nervous system child in development. For the formation of the corpus of this work, the descriptors "psychomotricity", "education" and "cognitive development" in the dissertation and thesis bank of CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel were researched. A total of 121 (one hundred and twenty one) papers were found. It is important to clarify that this work has pillar the analysis of the methodology, objectives and conclusion of six scientific researches (dissertations and theses) about the proposed theme. In this sense, this work has as its main objective to understand the importance of psychomotricity in the process of development and learning in children's education. Therefore, it can be deduced from the methodologies analyzed that child psychomotricity is intrinsically linked to the child's body development, specifically in the most varied types of movements performed.
Descrição: A temática da psicomotricidade na educação infantil se define como ciência que analisa o ser humano através dos movimentos do corpo, sobretudo, infantil, no ramo da Psicologia, que, por vez, se encarrega em explicar as funções motoras e psíquicas do sistema nervoso da criança em desenvolvimento. Para a formação do corpus deste trabalho, foram pesquisados os descritores “psicomotricidade”, “educação” e “desenvolvimento cognitivo” no banco de dissertações e teses da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram encontrados ao todo 121 (cento e vinte um) trabalhos, importa esclarecer que essa obra tem como pilar a análise da metodologia, objetivos e conclusão de 06 (seis) destes trabalhos acerca do tema proposto. Nesse sentido, essa obra apresenta como objetivo precípuo compreender a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Logo, pode-se deduzir nas metodologias analisadas que a psicomotricidade infantil está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento corporal da criança, especificamente nos mais vários tipos de movimentos realizados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4951
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LEIDIJANEEROBERTA.pdf961.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.