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dc.contributor.authorSilva, Késsila Pereira da-
dc.date.accessioned2025-01-07T16:29:27Z-
dc.date.available2025-01-07T16:29:27Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationProfessora orientadora: Cíntia Ferreira Pereira Menezespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5004-
dc.descriptionLIBRAS é a sigla para “Língua Brasileira de Sinais”, a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil e uma língua visual-espacial, onde a comunicação é feita por meio de gestos, expressões faciais e movimentos corporais. Este trabalho tem como objetivos identificar a forma de comunicação utilizada pela equipe multidisciplinar de saúde no atendimento ao paciente surdo, além disso analisar os principais desafios encontrados a partir da interação entre o paciente e a equipe multidisciplinar de saúde durante o atendimento. Foi utilizado a abordagem revisão bibliográfica para levantar dados relacionados aos sentimentos e às percepções dos pacientes surdos em relação assistência prestada a eles no âmbito de saúde. Foram incluidos para estudo, 18 artigos encontrados nas seguintes bases de dados: BVS e SCIELO. Por fim, pode-se concluir que há obstáculos encontrados pelas pessoas surdas na comunicação com os profissionais no atendimento na atenção a saúde.pt_BR
dc.description.abstractLIBRAS is the acronym for “Brazilian Sign Language”, the language used by the deaf community in Brazil and a visual-spatial language, where communication is done through gestures, facial expressions and body movements. This study aims to identify the form of communication used by the multidisciplinary health team in the care of deaf patients, in addition to analyzing the main challenges encountered from the interaction between the patient and the multidisciplinary health team during the care. The literature review approach was used to collect data related to the feelings and perceptions of deaf patients regarding the care provided to them in the health field. 18 articles found in the following databases were included for study: BVS and SCIELO. Finally, it can be concluded that there are obstacles encountered by deaf people in communicating with professionals in health care.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnfemagempt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE AO PACIENTE SURDO NA ASSISTÊNCIA A SAÚDEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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