Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/5110
Título: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E OS DIREITOS DA MULHER: a responsabilização penal dos agentes de saúde frente à violência médica
Autores: MOREIRA, Débora
TAVARES, Irys
MARTINS, Tamiris
OLIVEIRA, Vitória
PORTO, Wellen
Palavras-chave: Violência Obstétrica
Agentes Violadores
Omissão Legislativa
Direitos Humanos
Direito à Saúde
Direitos da mulher
Data: 10-Dez-2024
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Direito pela Rede de Ensino Doctum de Caratinga/MG. Orientador: Oscar Alexandre Teixeira Moreira.
Descrição: A violência obstétrica é atualmente reconhecida como toda forma de violência física, moral, patrimonial ou psicológica cometida contra mulheres durante o parto, pós-parto e período puerperal. Essa violência é observada em várias práticas que ocorrem em instalações de saúde, sejam elas públicas ou privadas. Assim, vamos examinar a legislação nacional e internacional que trata dos direitos dos pacientes e do conceito de violência obstétrica. O presente trabalho procura investigar se o Estado está adequadamente preparado para prevenir e punir violações aos direitos dos pacientes na área obstétrica/ginecológica, caracterizando os agentes violadores e as consequências de uma possível omissão do legislador sob a ótica do Direito Penal. Do ponto de vista dos Direitos Humanos dos Pacientes, a violência obstétrica viola diversos direitos, tais como: o direito à vida, o direito de não ser submetido a tortura e tratamento cruel ou degradante, o direito ao respeito pela vida privada, o direito à informação, o direito a não ser discriminado e o direito à saúde, que serão apresentados individualmente e aplicados em casos concretos. Portanto, nosso objetivo principal é discutir a tipificação da violência obstétrica como um crime, a partir da descrição do bem jurídico tutelado no caso em questão, ou seja, a liberdade e dignidade da mulher.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5110
Aparece nas colecções:DIREITO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E OS DIREITOS DA MULHER.pdf276.11 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.