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Título: O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATUAREM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TEÓFILO OTONI - MG COMO PROFESSORES DE APOIO
Autores: GRAÇAS, GISELE DAS
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Professor de Apoio. Estagiário
Data: 12-Nov-2018
Citação: Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pelo Profª. MSc Layla Júlia Gomes Mattos. Área de Concentração: Educação Inclusiva
Resumo: Este trabalho teve por objetivo discutir o processo seletivo de estagiários contratados para atuarem como professores de apoio no município de Teófilo Otoni – MG. Esta pesquisa é qualitativa, e para efeito de produção e análise dos dados foram estudados: um edital de contratação dos estagiários no município; a resolução estadual para contratação de professor de apoio; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os resultados evidenciaram que não fica claro no processo de contratação dos estagiários, qual a função que irão exercer em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais, mas, na prática, assumem o trabalho que deveria ser desenvolvido por um professor habilitado para atender as crianças de forma adequada as suas demandas, como consta na resolução estadual e na LDB. Por dar oportunidade para alunos de Pedagogia e Educação Física, matriculados em qualquer período, exceto formandos, o edital desconsidera as especificidades do trabalho inclusivo e expõe os estagiários à sobrecarga de trabalho, precarizando o atendimento às crianças incluídas no ensino regular. Concluo que os estagiários deveriam ser orientados de forma efetiva por professores habilitados e, preferencialmente, em parceria entre escola e instituição formadora, sendo um momento formativo para o estudante. O tema Educação Especial e Inclusiva precisa estar presente ao longo de todo curso, dando visibilidade ao aluno público alvo desse processo, e naturalizando sua presença na sala de aula regular, prática que pode favorecer o trabalho dos futuros professores e facilitar as relações entre os regentes e os demais profissionais que apoiam seu trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/67
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