Description:
Nesta pesquisa descritiva exploratória sobre avaliação, objetivamos um estudo
bibliográfico a partir dos teóricos: Luckesi, Vasconcelos, Esteban, Libâneo e
Haydt sobre: como o gestor, professores e alunos concebem a avaliação
dentro do processo de ensino e da aprendizagem, e como estes estabelecem a
diferença entre “prova” e o processo de avaliação? Em uma escola do
município de Serra/ES. A educação tradicional trazida pelos jesuítas para o
Brasil como prática avaliativa resumia-se a provas que deixaram marcas no
ensino durante séculos. Levantamos dados através de entrevistas revelando o
termo “prova” ainda confundido como processo de avaliação, sendo que o
mesmo é apenas instrumento avaliativo. A avaliação é um processo norteador
para se alcançar os objetivos educativos. Características das ações:
norteadora, diagnóstica, formativa e somativa. A escola deve traçar práticas de
ensino que contemplem uma avaliação capaz de envolver o aluno de modo que
seja utilizada como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado.