dc.contributor.author |
SIMPLÍCIO, GILCÉIA SANTIAGO |
|
dc.contributor.author |
STRELHOW, ILHOMAR |
|
dc.contributor.author |
FERNANDO, PRISCILA DA ROCHA |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-31T18:45:41Z |
|
dc.date.available |
2019-05-31T18:45:41Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-09 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede Doctum de Ensino como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professora Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1453 |
|
dc.description |
Nesta pesquisa descritiva exploratória sobre avaliação, objetivamos um estudo
bibliográfico a partir dos teóricos: Luckesi, Vasconcelos, Esteban, Libâneo e
Haydt sobre: como o gestor, professores e alunos concebem a avaliação
dentro do processo de ensino e da aprendizagem, e como estes estabelecem a
diferença entre “prova” e o processo de avaliação? Em uma escola do
município de Serra/ES. A educação tradicional trazida pelos jesuítas para o
Brasil como prática avaliativa resumia-se a provas que deixaram marcas no
ensino durante séculos. Levantamos dados através de entrevistas revelando o
termo “prova” ainda confundido como processo de avaliação, sendo que o
mesmo é apenas instrumento avaliativo. A avaliação é um processo norteador
para se alcançar os objetivos educativos. Características das ações:
norteadora, diagnóstica, formativa e somativa. A escola deve traçar práticas de
ensino que contemplem uma avaliação capaz de envolver o aluno de modo que
seja utilizada como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMO É ENTENDIDA A PARTIR DO OLHAR DO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |