Abstract:
A presente monografia propôs-se a analisar as práticas docentes frente à questão
da indisciplina na Educação Infantil aplicadas na Escola Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental “Helena Almocdice Valadão” no município de Ibatiba-
ES, assim como apontar as prováveis causas da indisciplina na sala de aula,
identificar quais estratégias são aplicadas pelos educadores da Educação Infantil
para estabelecer as regras e os limites no contexto escolar, e verificar como a família
atua juntamente com a escola na demarcação dos limites. Nesta acepção, a fim de
responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos, utilizou-se como
metodologia uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento. Salienta-se
que no decorrer da pesquisa de levantamento, fora utilizado o instrumento de coleta
de dados o qual denomina-se questionário, entregue às 140 famílias e um outro
questionário direcionado aos 6 integrantes que constituem a equipe pedagógica e
aos 18 professores, todos do sexo feminino na faixa etária entre 30 e 47 anos,
regentes das turmas de Educação Infantil.
Conforme a análise e discussão dos dados coletados, salientou-se que a
manifestação dos comportamentos indisciplinares é um fenômeno pertinente ao
cotidiano escolar. Sendo assim, ratificou-se que os problemas dos atos
indisciplinares encontram-se ligados aos diferentes fatores entrelaçados como
família, escola, professor e aluno. Nesta perspectiva, constatou-se que as prováveis
causas da indisciplina encontram-se ligadas a desestrutura familiar, e
consequentemente, acoplada a ausência de regras e limites, ambos os fatores
responsáveis pela indisciplina da família; comprovou-se a efetivação das práticas
docentes aplicadas ante os problemas de indisciplina na Educação Infantil, e
verificou-se que a atuação da família juntamente com a escola na demarcação dos
limites, encontra-se articulada ao delineamento das regras no contexto familiar.