DSpace Repository

JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AÇÃO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, ROSE MARY EVANGELISTA
dc.contributor.author MATTOS, SARA SAIENE CAIRES DE OLIVEIRA DE
dc.contributor.author PEREIRA, SUSLLEN ROSA
dc.date.accessioned 2020-02-07T17:54:56Z
dc.date.available 2020-02-07T17:54:56Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdades Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Dra. Vasti Gonçalves de Paula pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2445
dc.description Este artigo relata a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil, cujo objetivo foi investigar se os jogos e brincadeiras influenciam positivamente para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na educação infantil. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com crianças do grupo 4 (4 anos) de um CMEI 2 do Município de Serra/ES, onde ao utilizarmos um jogo observamos os alunos e percebemos as possibilidades que o lúdico proporciona na construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, vimos que se pode trabalhar sob esta perspectiva fazendo com que os alunos obtenham uma aprendizagem não só na Matemática, mas que através deste mecanismo a criança pode aprimorar suas habilidades manuais e motoras, afetivas, sociais, culturais e emocionais. Reafirmarmos o pensamento dos pesquisadores. pt_BR
dc.description.abstract This article reports the importance of games and games in the Teaching of Mathemat ics in Early Childhood Education, whose objective was to investigate whether games and games positively influence the teachinglearning process of mathematics in early childhood education. Qualitative research was developed through bibliographic resea rch, field research conducted with children from groups 4(4years) of a CMEI from the municipality of Serra/ES, where when using a game we observed the students and re alized the possibilities that the playful provides in the construction of knowledge in th e teachinglearning process. In view of this, we have seen that one can work from this perspective causing students to obtain learning not only in Mathematics, but that thr ough this mechanism the child can improve their manual and motor,affective, social, cultural and emotional skills. Reaffirm the researchers' thinking pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos e Brincadeiras pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AÇÃO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account