Description:
Este artigo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve
como objetivo compreender as percepções de professoras, acerca do lugar do brincar
no processo de ensino e aprendizagem no cenário pandêmico. A ideia da necessidade
de inserção do lúdico nos processos de ensino com crianças da Educação Infantil. Em
tempos de pandemia, interessou compreender com isso tem se dado. O artigo busca,
ainda, conhecer as estratégias de enfrentamento à questão no cotidiano educacional.
Para isso, elegeu como universo de investigação dois CMEI’s localizados na cidade
de Serra (ES) e Vitória (ES). Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de
questionários via Google Forms. Fundamenta sua discussão em autores como
Vygotsky (1896), e Kishimoto (1974). Conclui que se trata de um tema abrangente,
especialmente no contexto da Educação Infantil. Acredita-se que ensinar através de
jogos e brincadeiras pode enriquecer o aprendizado proporciona a criança, momentos
de grande riqueza, por conseguinte é importante que os educadores de todas as
gerações adotem essa prática em suas metodologias de ensino, saindo da sua zona
de conforto e descobrir que através do lúdico a criança se desenvolve com mais
habilidades.