DSpace Repository

PANDEMIA E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS ESCOLARES NA ERA DIGITAL

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, BÁRBARA HELLEN MEDEIROS DOS
dc.contributor.author SOUZA, JANAÍNA DOS SANTOS PINHEIRO DE
dc.contributor.author SANTOS JUNIOR, JOSÉ RONALDO CÂNDIDO DOS
dc.date.accessioned 2021-09-27T22:10:34Z
dc.date.available 2021-09-27T22:10:34Z
dc.date.issued 2021-06-06
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado à Faculdade Doctum de SerraVitória – DOCTUM – Curso de Pedagogia, 8º período, noturno, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura Plena – curso de Pedagogia. Orientadora: Profª. Drª. Monique Montenegro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3694
dc.description Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta identificar os desafios vivenciados pelos docentes durante o período pandêmico ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica. Trata de uma pesquisa segundo os objetivos de caráter exploratória, procedimentos de coleta estudo de caso e pesquisa bibliográfica, fontes de informação estudo de campo e levantamento bibliográfico. A natureza dos dados se caracteriza de forma qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiaberto com 27 professores e professoras da Educação Básica da Grande Vitória. As análises permitem a identificação da existência de integração das tecnologias à prática pedagógica. Se por um lado não há, no discurso dos professores, dificuldades em operacionalizar as diferentes ferramentas, nota-se que tais tecnologias são utilizadas, especialmente, para a transmissão de aulas e/ou garantir a dinâmica da aula presencial na modalidade online e não como ferramenta que potencialize o aprendizado do aluno e a interação. pt_BR
dc.description.abstract This course conclusion work aims to identify the challenges experienced by teachers during the pandemic period when using Information and Communication Technologies as a pedagogical tool. It is a research according to the objectives of an exploratory nature, procedures for collecting case study and bibliographical research, information sources, field study and bibliographic survey. The nature of the data is characterized qualitatively and quantitatively. The instrument used for data collection was a semi-open questionnaire with 27 teachers of Basic Education in Greater Vitória. The analyzes allow the identification of the existence of integration of technologies to pedagogical practice. If, on the one hand, there are no difficulties in the teachers' discourse in operationalizing the different tools, it is noted that such technologies are used, especially for the transmission of classes and/or guaranteeing the dynamics of the face-to-face class in the online modality and not as tool that enhances student learning and interaction. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia e Educação pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.title PANDEMIA E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS ESCOLARES NA ERA DIGITAL pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account