Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1344
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, JHESSICA BALDAN-
dc.contributor.authorRÉBULI, TALITA RIBEIRO-
dc.date.accessioned2019-05-28T16:41:32Z-
dc.date.available2019-05-28T16:41:32Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Draª Ana Cristina Machado de Oliveirapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1344-
dc.descriptionA família é uma parte fundamental em todo processo escolar de uma criança, principalmente na etapa da alfabetização. Atualmente em nossa sociedade é comum presenciar a falta de atenção e participação da família nesse processo, e ao mesmo tempo a família se questiona o porquê da escola não dar a total abertura para essa interação. A motivação principal para essa pesquisa foi através de nossas vivências em estágios na rede pública de Ensino Fundamental I, onde presenciamos diversas vezes como a falta da participação da família reflete negativamente na vida do aluno e na didática do Professor. O problema central pretende investigar a seguinte questão: Como a família pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que iniciam sua alfabetização no Ensino Fundamental I? Realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho quali-quantitativo onde aplicamos questionários aos pais dos alunos do primeiro e segundo ano da escola pesquisada e entrevistas com Professores, Pedagogas e Diretora da escola. A pesquisa tem por objetivo apresentar como resultado, que a relação família-escola é de extrema importância na construção da vida escolar da criança, principalmente na fase da alfabetização, e que esse acompanhamento pode refletir positivamente em várias etapas da vida. Os principais autores que tomamos como referência foram Bernard Lahire, Maria Rita Kehl, Lev Semyonovich, Paulo Freire, e Vygotsky. No decorrer do trabalho serão apresentados pontos de vista e depoimentos de pais e equipe pedagógica da escola pesquisada e assim mostrar de forma ampla os benefícios dessa parceria quando trabalham conjuntamente de forma eficaz.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlfabetização e Processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleESCOLA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: ENTRELAÇANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA ENTRELAÇANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf885.14 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.