Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1344
Título: | ESCOLA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: ENTRELAÇANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Autores: | PEREIRA, JHESSICA BALDAN RÉBULI, TALITA RIBEIRO |
Palavras-chave: | Família Escola Alfabetização e Processo de ensino e aprendizagem |
Data: | 4-Jul-2018 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Draª Ana Cristina Machado de Oliveira |
Descrição: | A família é uma parte fundamental em todo processo escolar de uma criança, principalmente na etapa da alfabetização. Atualmente em nossa sociedade é comum presenciar a falta de atenção e participação da família nesse processo, e ao mesmo tempo a família se questiona o porquê da escola não dar a total abertura para essa interação. A motivação principal para essa pesquisa foi através de nossas vivências em estágios na rede pública de Ensino Fundamental I, onde presenciamos diversas vezes como a falta da participação da família reflete negativamente na vida do aluno e na didática do Professor. O problema central pretende investigar a seguinte questão: Como a família pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que iniciam sua alfabetização no Ensino Fundamental I? Realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho quali-quantitativo onde aplicamos questionários aos pais dos alunos do primeiro e segundo ano da escola pesquisada e entrevistas com Professores, Pedagogas e Diretora da escola. A pesquisa tem por objetivo apresentar como resultado, que a relação família-escola é de extrema importância na construção da vida escolar da criança, principalmente na fase da alfabetização, e que esse acompanhamento pode refletir positivamente em várias etapas da vida. Os principais autores que tomamos como referência foram Bernard Lahire, Maria Rita Kehl, Lev Semyonovich, Paulo Freire, e Vygotsky. No decorrer do trabalho serão apresentados pontos de vista e depoimentos de pais e equipe pedagógica da escola pesquisada e assim mostrar de forma ampla os benefícios dessa parceria quando trabalham conjuntamente de forma eficaz. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1344 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESCOLA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA ENTRELAÇANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf | 885.14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.