Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1373
Título: | INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Autores: | AMARAL, ARIELY CORRÊA FLEGLER SILVA, FABIANA ALEXANDRINA DIAS DA DAUD, NAIARA DA SILVA |
Palavras-chave: | Autismo Inclusão práticapedagógica |
Data: | 6-Jul-2017 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Drª Vasti Gonçalves de Paula |
Descrição: | O presente estudo tem como objetivos identificar como a criança com autismo vem sendo incluída em uma escola de ensino fundamental no município de Vitória-ES; identificar as possibilidades e os desafios encontrados pelos professores no que diz respeito ao ensino e verificar como ocorrem as interações sociais entre a criança com e sem autismo no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e partiu de observações,com registros em diário de campo em momentos diversos como sala de aula, biblioteca, sala de informática, pátio, entre outros eaplicação de questionários e entrevistas com os professores regentes e familiares do aluno pesquisado.Os principais autores com os quais dialogamos foram Vasques (2008);Coco (2012); Chiote (2011); Correa (2012), entre outros. Dentre os resultados da pesquisa destacamos que a falta de formaçãodos docentes voltada para o tema do autismo ainda persiste como maior causa da fragilidade das ações pedagógicas na escola. Mesmo assim é possível observar que muitos são os benefícios da inclusãono ambiente escolar, sobretudo no crescimento e desenvolvimento social da criança. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1373 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA ESCOLA.pdf | 584.85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.