Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1410
Título: | A PRÁTICA PEDAGOGICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDAS |
Autores: | PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA SILVA |
Palavras-chave: | Surdo Educação Bilíngue Inclusão |
Data: | 10-Dez-2015 |
Citação: | Monografia apresentada como requisito obrigatório para obtenção de titulo de Graduado em Pedagogia à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra, orientadora Prof.ª. Clarice Alves Santos. |
Descrição: | Este trabalho tem objetivo de investigar e analisar o processo de educação e inclusão da criança surda no ensino fundamental. A pesquisa qualitativa realizada com crianças de 6 a 12 anos, na E.M.E.F- Jonas Farias, localizada na Cidade de Serra - ES. A mesma teve como modalidade, um estudo de caso, o como publico alvo foi uma aluna surda de oito anos de idade, inserida na sala regular. Foi aplicado um questionário com questões abertas direcionadas as professoras da turma, ainda foi realizada uma semana de observação em sala de aula. Contamos como embasamneto teóricos Vygotsky, Gesser, Skliar, Quadros e outros autores contemporâneos. No decorrer da pesquisa será apresentado o processo sócio histórico de educação de surdos, o sujeito por de um viés cultural, a Língua de Sinais, Educação Bilíngue, Analise da pesquisa e considerações finais. A partir dos resultados obtidos aferimos que os objetivos propostos foram alcançados satisfatóriamente. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1410 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A PRÁTICA PEDAGOGICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA.pdf | 175.09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.