Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1433
Título: O LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Autores: PRATA, DÉBORA SOARES
NOGUEIRA, MARIA DE LOURDES DIAS
SILVA, MARIA LUCIANO DA
SOUSA, PATRÍCIA DOS SANTOS
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Prática docente
Data: 10-Dez-2014
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Drª. Lilian Pereira Menenguci
Descrição: Este trabalho aborda os processos de alfabetização e letramento, enquanto processos distintos, complexos e interdependentes, que devem estar presentes na sala de aula. A finalidade desse estudo é analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Serra- ES. Para o aprofundamento deste estudo tivemos como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa a qual pretende verificar a relação da realidade com o objeto de estudo. As visitas às salas das classes de 1º ano da Escola de Ensino Fundamental I nos ajudaram a compreender a prática docente na alfabetização. As técnicas de coleta de dados foram: a observação nas salas de aulas e a aplicação de questionário. Os dados foram analisados sob as seguintes categorias: a formação profissional dos professores, a concepção de alfabetização e letramento e a metodologia adotada. Reiterando o que os autores consultados afirmaram, os dados dessa pesquisa apontaram que a intervenção pedagógica do professor nas classes de alfabetização será suficientemente satisfatória, se houver uma formação profissional adequada. Essa formação resulta de uma prática docente constituída de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos, adquiridos durante a formação inicial e continuada, aliados aos conhecimentos extraídos da experiência de alfabetizar na perspectiva do letramento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1433
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.