Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1438
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: CENÁRIO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Autores: SILVA, ANDRESSA APARECIDA SOUZA DE OLIVEIRA RAMOS
PEREIRA
Palavras-chave: Educação Infantil
Tempo- Espaço
Organização
Desenvolvimento
Data: 10-Dez-2013
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia Comunitária da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito de avaliação do curso de Pedagogia. Sob a orientação da Professora Mestre Larissy Alves Cotonhoto.
Descrição: O objetivo desse estudo é discutir algumas mudanças ocorridas na educação infantil, as quais garantem à criança o direito de espaços educacionais que contribuam para o seu pleno desenvolvimento. Entendendo a criança como um sujeito histórico-cultural, encontramos nos estudos de Vigotsky, apontamentos importantes para nossa investigação. Buscamos entender em que proporção as práticas pedagógicas e a organização do espaço e tempo contribuem para a transformação do espaço da educação infantil, em um cenário de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Dialogamos com autores como Barbosa (2009), Oliveira (2008), Kramer (2002) e documentos como: RCNEIs (1998), DCNEIs (2009) ECA 1990, LDB 9394(1996). Optamos por uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e investigativa, mais especificamente o estudo de caso de inspiração etnográfica. Fizemos uso de observações e entrevista audiovisual. Para análises dos dados, reportamo-nos aos teóricos eleitos. Observamos que a instituição considera as práticas pedagógicas e a organização do espaço como ferramentas importantes para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Assim, o CMEI observado busca o ideal desejado pelos profissionais, mas ainda não atende de forma adequada, visando o desenvolvimento da criança de forma integral.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1438
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO INFANTIL CENÁRIO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf307.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.