Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1443
Título: | A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PIAGET E VYGOTSKY |
Autores: | OLIVEIRA, ALESSANDRA JESUS JESUS, JUANA CRISTINA PEREIRA DE |
Palavras-chave: | conhecimento educação infantil diálogos |
Data: | 10-Dez-2013 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra- Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Pereira Menenguci. |
Descrição: | Este estudo, “Construção do Conhecimento Científico na Educação Infantil: Diálogos entre Piaget e Vygotsky”, resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil localizados na cidade da Serra (ES). Seu objetivo foi compreender a construção do conhecimento científico das crianças de 5 e 6 anos de idade, matriculadas e frequentando a Educação Infantil. Para a sustentação teórica, se utilizou da contribuição de Piaget e Vygotsky. Além desses colaboradores, considerou KAMII e KOHL como fundamentação. A coleta de dados se deu a partir de observações participantes e questionários, com perguntas abertas, aplicados para duas professoras, uma de cada instituição. Compreendeu a necessidade de permanente aproximação do professor com o tema, considerando que mediar o conhecimento do outro passa pela reflexão do próprio conhecimento docente que se traduz na prática educativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1443 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.pdf | 226.54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.