Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1449
Título: | EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: BARREIRAS E ATITUDES NO COTIDIANO ESCOLAR |
Autores: | STRELHOW, FÁBIO GUSS |
Palavras-chave: | deficiência inclusão atitudes |
Data: | 10-Dez-2013 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. |
Descrição: | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, procurou identificar quais atitudes e fatores viabilizam a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino e seu acesso frente às barreiras encontradas no cotidiano das escolas públicas municipais. Esta investigação fundamentou-se na participação dos seguintes sujeitos: alunos com deficiência, mães, professores e pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de SERRA(ES). Para a coleta de dados, além do diário de campo, contou com a aplicação de questionários. Como aporte teórico o estudo se utilizou das contribuições de BARTALOTTI, MANTOAN e CARVALHO, respectivamente. A pesquisa procurou entender como ocorre o processo de exclusão, sua influência na produção da deficiência e do fracasso escolar. Mas, também se interessou pelos caminhos que constroem a inclusão educacional de alunos com deficiência no sistema público de ensino. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1449 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO.pdf | 465.72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.