Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1449
Título: EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: BARREIRAS E ATITUDES NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores: STRELHOW, FÁBIO GUSS
Palavras-chave: deficiência
inclusão
atitudes
Data: 10-Dez-2013
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci.
Descrição: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, procurou identificar quais atitudes e fatores viabilizam a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino e seu acesso frente às barreiras encontradas no cotidiano das escolas públicas municipais. Esta investigação fundamentou-se na participação dos seguintes sujeitos: alunos com deficiência, mães, professores e pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de SERRA(ES). Para a coleta de dados, além do diário de campo, contou com a aplicação de questionários. Como aporte teórico o estudo se utilizou das contribuições de BARTALOTTI, MANTOAN e CARVALHO, respectivamente. A pesquisa procurou entender como ocorre o processo de exclusão, sua influência na produção da deficiência e do fracasso escolar. Mas, também se interessou pelos caminhos que constroem a inclusão educacional de alunos com deficiência no sistema público de ensino.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1449
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO.pdf465.72 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.