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http://hdl.handle.net/123456789/1453
Título: | AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMO É ENTENDIDA A PARTIR DO OLHAR DO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS? |
Autores: | SIMPLÍCIO, GILCÉIA SANTIAGO STRELHOW, ILHOMAR FERNANDO, PRISCILA DA ROCHA |
Palavras-chave: | Avaliação Ensino Aprendizagem |
Data: | 9-Jul-2013 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede Doctum de Ensino como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professora Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán |
Descrição: | Nesta pesquisa descritiva exploratória sobre avaliação, objetivamos um estudo bibliográfico a partir dos teóricos: Luckesi, Vasconcelos, Esteban, Libâneo e Haydt sobre: como o gestor, professores e alunos concebem a avaliação dentro do processo de ensino e da aprendizagem, e como estes estabelecem a diferença entre “prova” e o processo de avaliação? Em uma escola do município de Serra/ES. A educação tradicional trazida pelos jesuítas para o Brasil como prática avaliativa resumia-se a provas que deixaram marcas no ensino durante séculos. Levantamos dados através de entrevistas revelando o termo “prova” ainda confundido como processo de avaliação, sendo que o mesmo é apenas instrumento avaliativo. A avaliação é um processo norteador para se alcançar os objetivos educativos. Características das ações: norteadora, diagnóstica, formativa e somativa. A escola deve traçar práticas de ensino que contemplem uma avaliação capaz de envolver o aluno de modo que seja utilizada como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1453 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
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