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http://hdl.handle.net/123456789/2336
Título: | ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA INICIANTE À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PROFESSORA MARIA DA PENHA AMORIM SOUZA” E NA CRECHE PINGO DE GENTE DO MUNICÍPIO DE IÚNA ES |
Autores: | ELZIANE FERNANDES DE FREITAS DIAS, RUTE LÉIA REIS FERNANDES MARIANO |
Palavras-chave: | adaptação, criança, pais e educação infantil. |
Data: | 10-Dez-2012 |
Citação: | Monografia submetida à comissão examinadora designada pelo Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia orientado pela Professora Júnia Moreira de Freitas. |
Resumo: | O presente estudo buscou verificar como ocorre a adaptação da criança iniciante à educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria da Penha Amorim Souza” e na Creche Pingo de Gente do Município de Iúna ES. O estudo realizado classificou-se em descritivo, bibliográfico, levantamento de dados e documental. Como procedimento metodológico para compilar os dados da pesquisa, utilizou-se de questionário aplicados à 160 pais e 21 educadores das instituições pesquisadas. Os resultados apresentados através dos questionários aplicados comprovaram que os meios pedagógicos e comuns utilizados pelos docentes para trabalhar a adaptação e a permanência da criança iniciante são música e brincadeiras. A análise dos dados comprovou que as crianças já adaptadas se socializam bem, convidando as novatas para brincar e ainda mostrou que a mudança de rotina feita em casa pelos pais contribui de maneira expressiva neste processo. Acredita-se que o presente estudo auxiliou os educadores das instituições pesquisadas na que tange a questão da iniciação da criança à educação infantil, uma vez que está previsto para o ano de 2013, um projeto implantado nas instituições onde os pais irão antecipadamente conhecer a rotina das creches. Ao matricular seus filhos em 2012 já saberão como são os procedimentos adotados no processo de inserção da criança iniciante dentro das referidas instituições. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2336 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA IUNA |
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