Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2344
Título: A AVALIAÇÃO DOS DOCENTES QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO HENRIQUE COUTINHO LOCALIZADA EM IUNA/ES
Autores: JIULIANE MARTINS ARAÚJO DE OLIVEIRA Iúna
Palavras-chave: Inclusão -Necessidades especiais- Educação Inclusiva-Formação Docente.
Data: 10-Dez-2012
Citação: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, orientada pelo Prof. Mário Gomes de Souza.
Resumo: A Inclusão educacional de alunos com necessidades especiais nas escolas tem sido alvo de debate e é uma realidade cada vez mais presente no ambiente escolar. O objetivo fundamental da escola inclusiva deve ser oferecer educação as crianças sem fazer distinção, acolhendo-as e se adaptando de maneira que atenda as necessidades de cada aluno. O espaço escolar como, por exemplo, estrutura física que facilite a locomoção dentro da escola e a habilitação e capacitação dos docentes podem facilitar e colaborar para o processo de Inclusão Social. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo é fazer uma análise da avaliação dos docentes quanto à implementação da educação inclusiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Coutinho, Iúna/ ES. Os objetivos específicos são: Identificar o índice de alunos com necessidades educativas especiais e quais as limitações estes apresentam; descrever a opinião dos docentes referente a escola estudada no que diz respeito ao processo de educação inclusiva e analisar as estratégias que os docentes apresentam no trabalho com a educação inclusiva. A pesquisa em questão foi realizada na EEEFM Henrique Coutinho, Iúna/ ES. A amostra foi composta por vinte docentes, sendo que dois são do sexo masculino e dezoito do sexo feminino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, com perguntas de múltipla escolha para avaliar a relevância da educação inclusiva na realidade dessa escola e as dificuldades encontradas nesse processo. O questionário foi elaborado especificamente para realização dessa pesquisa, sendo aplicado em setembro de dois mil e doze. Vinte e cinco questionários foram distribuídos, e somente vinte retornaram. Os mesmos foram entregues e recolhidos por mim. Depois de coletados, os dados foram analisados e tabulados. Diante desses dados observou-se que falta de preparo e capacitação profissional e organizacional é uma das maiores barreiras para o sucesso da implementação da educação inclusiva na escola em questão. Percebe-se então a necessidade de medidas que promovam a formação continuada dos professores, à reorganização curricular e metodológica.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2344
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA IUNA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.