Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2453
Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Um novo olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autores: BORGES, RAKLANE DE MORAES
PENHA, VINICIUS ALEPRANDI DA
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Dificuldade de aprendizagem,
Práticas pedagógicas
Data: 12-Dez-2019
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado às Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.` Orientadora: Profª Ma. Veronica Devens Costa
Descrição: Este estudo teve como objetivo compreender como ocorre as práticas utilizadas em sala de aula com os alunos com dificuldades de aprendizagem, buscando analisar as concepções e prática educativa que diminuam as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dos anos iniciais. Para tanto, utilizou como referência estudos que enfocam o papel da mediação pedagógica nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos das series iniciais do ensino fundamental, Foi feita uma pesquisa exploratória em uma escola pública do município de Serra/ES, realizando entrevistas com uma docente da instituição, a mesma por meio de seus relatos e experiência proporcionou que tivéssemos maior profundidade sobre os problemas de aprendizagem que enfrentavam alguns de seus alunos, identificados por ela o total de sete crianças na sala em que atua. O estudo apontou um desgaste físico e mental da profissional entrevistada, os problemas de aprendizagem segundo a professora eram percebidos principalmente nas práticas da leitura, escrita e em atividades matemáticas, como também o cumprimento das regras sociais. Para ela realizar diversos planejamentos para uma turma com níveis diferenciados de conhecimento era um desafio. Identificamos também que, a partir da prática docente, há possibilidade de aprendizagem do aluno com dificuldades de aprendizagem, através de um trabalho mais direcionado a esses alunos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2453
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.pdf313.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.