Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3246
Título: A NECESSIDADE DE EQUIPARAÇÃO DA LICENÇA PATERNIDADE À LICENÇA MATERNIDADE
Autores: VASCONCELOS, ANA LUIZA ANDRADE CHAVES
Data: 30-Dez-2019
Editora: E sta pesquisa tem como obje to de estudo a problemática que envolve a diferença entre o período de licença paternidade e a licença maternidade, bem como a necessidade da existência de um instituto que garanta a equiparação dessas duas licenças, a fim de garantir os direitos resguarda dos ao pais, pri ncipalmente a proteção d os direitos fundamentais da criança. Tendo em vista que, conforme preceitua o ordenamento jurídico, deve se observar sempre o melhor interessa da criança e sua proteção integral. Além disso, a equiparação se fundamen ta no princípio da igualdade entre o homem e a mulher, uma vez que atualmente ambos encontram se em condições de igualdade, notadamente em relação a configuração contemporânea de família, na qual os direitos e deveres para a com os filhos são compartilhado s igualmente entre os genitores, o que diverge da noção patriarcal, onde era atribuída ao pai, chefe da família, assim considerado, a única e exclusiva função de provedor econômico da família. Palavras chave: Direito de Família. Licença Paternidade. Paternidade Responsável.
Citação: Trabalho de conclusão de curso de desenvolvido pelo 10º período de Direito da Faculdade Doctum de Caratinga, como exigência parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. Sob orientação do professor Msc. Rodolfo de Assis Ferreira.
Resumo: E sta pesquisa tem como obje to de estudo a problemática que envolve a diferença entre o período de licença paternidade e a licença maternidade, bem como a necessidade da existência de um instituto que garanta a equiparação dessas duas licenças, a fim de garantir os direitos resguarda dos ao pais, pri ncipalmente a proteção d os direitos fundamentais da criança. Tendo em vista que, conforme preceitua o ordenamento jurídico, deve se observar sempre o melhor interessa da criança e sua proteção integral. Além disso, a equiparação se fundamen ta no princípio da igualdade entre o homem e a mulher, uma vez que atualmente ambos encontram se em condições de igualdade, notadamente em relação a configuração contemporânea de família, na qual os direitos e deveres para a com os filhos são compartilhado s igualmente entre os genitores, o que diverge da noção patriarcal, onde era atribuída ao pai, chefe da família, assim considerado, a única e exclusiva função de provedor econômico da família. Palavras chave: Direito de Família. Licença Paternidade. Paternidade Responsável.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3246
Aparece nas colecções:Direito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC 2019 ANA.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.