Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3311
Título: EUTANÁSIA: A VIDA OU A MORTE DIGNA
Autores: GUADALUPE DA SILVA, RODRIGO
Data: 30-Dez-2019
Editora: O presente trabalho monográfico realiza um breve estudo sobre a eutanásia, que é um termo de origem grega “eu+thanatos”, que significa boa morte ou morte sem dor. Caracterizar pela provocação antecipada da morte de um paciente terminal. Aborda seu histórico, aspectos éticos, médicos, religiosos e culturais, com ênfase especial para o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, objetivando demonstrar a necessidade da ponderação dos princípios constitucionais quando ocorre uma colisão. Com os constantes progressos científicos no que se refere às maneiras de se prolongar a vida e manter o ser humano vivo independentemente do tipo de vida, o que acaba por acarretar um embate com as diversas culturas, indaga-se, no momento, sobre a necessidade de tais avanços e suas consequências junto aos direitos fundamentais de cada pessoa. Palavras-chave: Eutanásia. Dignidade Humana. Morte digna.
Citação: Projeto de Monografia apresentado à banca examinadora do Curso de Direito da Faculdade Doctum de Caratinga, como requisito à obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Cláudio Boy Guimarães
Descrição: O presente trabalho monográfico realiza um breve estudo sobre a eutanásia, que é um termo de origem grega “eu+thanatos”, que significa boa morte ou morte sem dor. Caracterizar pela provocação antecipada da morte de um paciente terminal. Aborda seu histórico, aspectos éticos, médicos, religiosos e culturais, com ênfase especial para o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, objetivando demonstrar a necessidade da ponderação dos princípios constitucionais quando ocorre uma colisão. Com os constantes progressos científicos no que se refere às maneiras de se prolongar a vida e manter o ser humano vivo independentemente do tipo de vida, o que acaba por acarretar um embate com as diversas culturas, indaga-se, no momento, sobre a necessidade de tais avanços e suas consequências junto aos direitos fundamentais de cada pessoa. Palavras-chave: Eutanásia. Dignidade Humana. Morte digna.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3311
Aparece nas colecções:Direito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf573.13 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.