Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3928
Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO EM OBRAS NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI (MG), BASEADO NA PROPOSTA DO GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMBOK)
Autores: SILVA, TALITA PRATES DIAS
KELLER, THAMIRES
Freitas., Profa.Msc Vitória Irma Gonçalves Lopes de Farias
Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Áreas de Conhecimento. PMBOK. Construção Civil.
Data: 5-Jul-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Gerenciamento de projetos
Resumo: As técnicas de gerenciamento de projetos têm se tornado ferramentas fundamentais e eficazes no monitoramento e controle dos projetos e visam proporcionar aos mesmos sucessos em seus empreendimentos e/ou serviços. Tais técnicas são utilizadas na identificação de erros e além de aperfeiçoar os processos construtivos, buscam também controlar custos e prazos previstos no início das atividades, mantendo a competitividade, com o intuito de atender às expectativas dos clientes, podendo ser aplicado em pequenos e grandes projetos. Um dos modelos de referência em gerenciamento de projetos que tem sido utilizado atualmente é o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). Este guia propõe a utilização de técnicas que acompanham todos os processos que serão executados, desde a sua iniciação até o seu encerramento. O setor da construção civil é um mercado que a cada dia se torna mais competitivo e como reflexo, cresce o aumento dos investimentos em busca de maior produtividade, agilidade e menores custos. Em função deste crescimento, existe a preocupação das empresas em rever suas técnicas nos processos construtivos, implantando programas de gerenciamento de projetos, em busca do aumento da qualidade dos serviços como estratégias que minimizem danos e eventuais prejuízos. O tema ora proposto versa sobre o uso das práticas de gerenciamento de projetos com base em uma análise realizada através da aplicação de um chek-list (ANEXO A) em 30 obras de construção civil na cidade de Teófilo Otoni (MG), comparando os resultados coletados com as áreas de conhecimento proposta pelo Guia PMBOK.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3928
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC final.pdf1.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.