Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4004
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ACOMETIDOS PELA SÍNDROME DE BURNOUT
Autores: SANTOS, KENNEDY DE JESUS
BARBOSA, MARIA BERENICE LOPES
Neves, Orientador: Prof. Wallasce de Almeida
Palavras-chave: Professores. Síndrome de Burnout. Psicólogo. Atuação.
Data: 3-Dez-2016
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Psicologia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
Resumo: O professor em seu trabalho docente está exposto a várias situações de conflito que podem causar danos à sua saúde mental e física. A sobrecarga de trabalho é um dos motivos do estresse em professores que pode evoluir para a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Esta síndrome é um fenômeno psicossocial proveniente da exposição a situações ocupacionais vivenciadas no ambiente de trabalho que vêm acometendo muitos professores no Brasil e no mundo. Pesquisas indicam que os professores de ensino fundamental, principalmente da rede pública, são os mais acometidos devido a vários motivos, como: sobrecarga de trabalho, muita burocracia, falta de recursos, casos de indisciplina, violência e drogas e outros mais vivenciados no exercício de sua profissão. O trabalho teve como objetivo fazer uma discussão sobre a atuação do psicólogo com professores do ensino fundamental da rede pública, acometidos pela Síndrome de Burnout. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Percebeu-se que a preocupação com a saúde mental dos professores não é recente, mas é necessário um olhar mais atencioso para o adoecimento dos professores e, a atuação do psicólogo na escola vai contribuir com a saúde no ambiente escolar, prevenindo e diminuindo a Síndrome de Burnout em professores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4004
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONSIDERAÇÕES ... SINDROME BURNOUT.pdf480.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.