Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4074
Título: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA MILITAR ESTADUAL PARA APLICAÇÃO DA PENA DE PERDA DO CARGO DO POLICIAL MILITAR MEDIANTE A PRÁTICA DO CRIME DE TORTURA E A LEI 13.491/2017
Autores: QUARESMA, THAIANE HELENA
Fantecelle, Prof. Msc. Gylliard Matos
Palavras-chave: Justiça Militar. Crime de Tortura. Crime Militar. Competência para Julgamento. Perda do Cargo.
Data: 13-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharela em Direito. Área de Concentração: Direito Processual Penal.
Resumo: A presente monografia intitulada “Competência da Justiça Militar Estadual para aplicação da pena de perda do cargo do policial mediante à prática do crime de tortura e a nova Lei 13.491/17” objetiva analisar a competência para aplicação da pena de perda do cargo do policial militar face a prática do crime de tortura, analisando as peculiaridades do Direito Castrense e a Lei 13.491 de 13 de outubro de 2017, bem como se tal pena trata-se de um efeito da condenação automático ou motivado. Verificou-se como a problemática acerca do caso em epígrafe é enfrentada pelo judiciário pátrio e pela doutrina. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pela rede mundial de computadores, por meio de leituras sobre vários posicionamentos doutrinários e julgados. Em epítome, por meio de todo o estudo realizado foi averiguado que, apesar de toda celeuma jurídica, os Tribunais Superiores mantêm posicionamento diverso dos tribunais militares e estaduais, ademais, após advento da Lei 13.491/17, ainda não há posicionamento jurisprudencial, tampouco posicionamento doutrinário concreto.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4074
Aparece nas colecções:DIREITOTO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC final aprovado.pdf575.18 kBAdobe PDFVer/Abrir
Termo de responsabilidade629.48 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.